Conheça a história
do Oduduwa Templo
dos Orixás

foto de baba king

Prof. Dr. Bàbá King

Reconhecido por seu pioneirismo, Bàbá King vem disseminando saberes tradicionais do povo iorubá para milhares de pessoas em diversos países, entre os quais o Brasil, a Nigéria, a Eslovênia, a Espanha e Portugal.
Bàbá King chegou ao Brasil na década de 1980 por meio de um convênio entre a USP e o Itamaraty. Iniciou seus estudos neste país com um curso de língua portuguesa e depois fez uma Graduação em Administração de Empresas. Depois disso cursou o Mestrado e o Doutorado em Sociologia pela USP, com pesquisas que resultaram nas obras Ogum: dor e júbilo nos rituais de morte e Poemas de Ifá e valores de conduta social entre os Yoruba da Nigéria.
No final dos anos de 1980 ele fundou o Oduduwa Templo dos Orixás, o Centro Cultural Oduduwa e a Editora Oduduwa. O compromisso do Bàbá King com a pesquisa não ficou restrito à sua trajetória na USP: seus ensinamentos e suas publicações foram e continuam sendo constantemente enriquecidos com saberes tradicionais iorubás recolhidos durante inumeráveis viagens de pesquisas e estudos em território africano.
imagem de uma oferenda imagem de uma oferenda

Atividades
Religiosas

Bàbá King já realizou mais de vinte mil consultas oraculares utilizando o erindilogum, o jogo dos dezesseis búzios, e alguns milhares de trabalhos espirituais, como rituais de ebó, rituais de bori, oferendas aos orixás e iniciações. É o elo principal com os sacerdotes iorubás que vêm ao Brasil anualmente para realizar, em conjunto com ele, as iniciações de milhares de devotos de orixás. Dirige, no Oduduwa Templo dos Orixás, o culto aos orixás, entre os quais Iami Oxorongá, Egungum e Ifá Orunmilá. É pioneiro no resgate da prática do culto a Ifá Orunmilá e Iami Oxorongá ao trazer para o Brasil o babalaô Fábùnmi Sówùnmí (in memorian) e a ialorixá Obimonure Asabi Diyaolu (in memorian). Tem seguidores no Brasil, na Nigéria, na Espanha, na Eslovênia, na Sérvia, na Suíça, na Inglaterra, no Canadá, na Austrália, na Croácia, na Alemanha, na Itália, em Portugal, nos Estados Unidos e em outros países. Já ministrou o curso de jogo de búzios para mais de 10.000 pessoas e o curso de Ifá para centenas de pessoas.

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Missão

O Centro Cultural Oduduwa e o Oduduwa Templo dos Orixás são duas organizações parceiras com múltiplas finalidades nos âmbitos da Educação, da Cultura e da Religião. Atuando em permanente cooperação, ambos visam: promover intercâmbio religioso; promover cursos sobre a língua, a cultura e, principalmente, a religião tradicional iorubá; criar espaços para o encontro de estudiosos e devotos de religiões de matrizes africanas; propor e desenvolver projetos de pesquisa e intervenção social; e divulgar informações oriundas dessas iniciativas.
O ensino, a pesquisa e as publicações têm lugar no Centro Cultural Oduduwa, na capital de São Paulo. As práticas religiosas, a promoção de intercâmbio religioso, o apoio a iniciativas de cunho religioso e a prestação de serviços à comunidade são prioritariamente desenvolvidas no Oduduwa Templo dos Orixás, no município de Mongaguá, no litoral paulista.

Por que Oduduwa?

Oduduwa é o patriarca mítico do povo iorubá, considerado o “primeiro ocupante de uma terra antes desabitada”. Também chamado Oodua ou Odudua, nome que significa O Grandioso que criou a existência, segundo a narrativa mítica ele e seu séquito de desbravadores teriam sido os sobreviventes de um dilúvio. Daí serem chamados pelos antigos de ooye, os que foram salvos. Narrativas orais concordam ao afirmar que Oduduwa e seus seguidores estabeleceram-se em Ilê-Ifé, tornando-se ele o primeiro ooni (rei) de Ilê-Ifé, cidade considerada a pátria espiritual dos iorubás e local onde teria ocorrido a criação do mundo. Mesmo sendo impossível precisar com exatidão a sua origem ou separar seus feitos míticos dos reais, todas as tradições iorubás o apontam como o grande patriarca desse povo. Os reis locais, que governam subgrupos, consideram a si mesmos como seus descendentes diretos, o que por si só constitui e legitima a razão de ser de sua realeza, mantida através de um sistema de sucessão imutável há milênios.
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Breve histórico

O Bàbá King atua como sacerdote no Brasil desde 1983. No final da década de 1980 ele passou a trazer para o país o babalaô Fábùnmi Sówùnmí, central no resgate do culto a Ifá Orunmilá no Brasil, e a ialorixá Obimonure Asabi Diyaolu, responsável por iniciações em Iami Oxorongá.

A atuação desses dois pioneiros foi fundamental para a história do Oduduwa Templo dos Orixás. A sede própria do templo foi inaugurada em 2003 na cidade de Mongaguá, no Estado de São Paulo, no Brasil. Nascido para ser o principal parceiro do Centro Cultural Oduduwa, este templo de grande porte – com 6.300 metros de terreno e mais de 2.500 metros de área construída – está próximo ao mar, em obediência à orientação oracular de Ifá.

Muitos anos atrás, quando o saudoso babalaô Fábùnmi Sówùnmí afirmava que a sede do Oduduwa Templo dos Orixás teria o cumprimento de uma rua, muitos não o levavam a sério. Hoje a previsão do sacerdote está concretizada.

Projeto arquitetônico

O projeto arquitetônico do Oduduwa Templo dos Orixás, de responsabilidade dos arquitetos Anália Amorim, Tânia Vargas e Luis Antonio P. L. de Faria e Silva, além de conferir ainda maior beleza ao litoral paulista, é caracterizado pela grande originalidade artística. Após a construção, suas paredes e colunas receberam esculturas de materiais nobres, algumas medindo mais de três metros, realizadas por Akanji Adebisi e Adesisa Nurudeen Adebisi, os mesmos artistas africanos que construíram o templo de Oxum em Oxogbô, reconhecido pela UNESCO como patrimônio cultural da humanidade.
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Família Oduduwa

Uma África em solo brasileiro
A inquestionável projeção internacional do Oduduwa Templo dos Orixás já se enuncia pela presença frequente de africanos, europeus, americanos e caribenhos em suas instalações. Nos dias das festas anuais mais disputadas, o terreno de 6.300 metros parece pequeno para receber uma quantidade de devotos que, não raras vezes, superou mais de mil visitantes. O templo conta com recursos humanos qualificados e uma equipe multidisciplinar, constituída de profissionais experientes. Em seu interior são realizadas consultas oraculares, processos iniciáticos e outros rituais religiosos.

Oduduwa um templo agregador
Muitos sacerdotes que tiveram sua origem espiritual no Candomblé e na Umbanda escolheram o nosso templo para realizar iniciações adicionais, para o aprimoramento de seu conhecimento e força espiritual e para ter a nossa casa como sua referência espiritual. Estes sacerdotes têm realizado um bom trabalho, de muita importância para o Brasil, junto ao Bàbá King e aos sacerdotes iorubás que ele traz para cá, na preservação da tradição dos orixás em nosso país. O Oduduwa Templo dos Orixás é a casa matriz onde seus próprios discípulos podem ser contemplados com diversas iniciações especiais.

Seja você também um de nós! Venha nos visitar!

Família Oduduwa.

Orixás Cultuados

Com sedes na Nigéria, no Brasil, na Eslovênia e em Portugal, o Oduduwa Templo dos Orixás é liderado pelo Bàbá King, sacerdote, professor e pesquisador da língua, da cultura e da religião tradicional iorubá. O templo reverencia os orixás de modo tradicional, reproduzindo rituais milenares.
O Oduduwa cultua uma ampla variedade de orixás, muitos dos quais introduzidos ou difundidos no Brasil e na Europa pelo próprio Oduduwa. Há temporadas anuais de iniciações no Brasil e na Nigéria, com a participação de dezenas de sacerdotes iorubás altamente especializados em orixás como Exu, Obaluaiê, Oxum, Oyá, Xangô, Obatalá, Ajê, Egbé, Exumarê, Omolu, Egungum, Gueledés, Iami Oxorongá, Ajagunmalê, Oxê, Olojó, Okê, Elá, Eié e Oxupá, entre muitos outros.
Algumas dessas iniciações só podem ser realizadas na Nigéria, em virtude de requisitos específicos e características ritualísticas que exigem o contexto tradicional original.

Conheça abaixo os orixás cultuados pelo Oduduwa, o axé e as principais características de cada um deles:

Sacerdotes

Sacerdotes - in memoriam

Uma homenagem a todos os sacerdotes e sacerdotisas africanos que passaram para o mundo ancestral. E para aqueles que fizeram parte do Templo Oduduwa Nigéria, mas que não estiveram no Brasil.

Pai Caamaño

Pai Caamaño foi um dos principais amigos do Oduduwa Templo dos Orixás. Em sua busca espiritual este senhor viajou por muitos países até conhecer o Babá King em 1992, sendo levado por ele para se iniciar na Nigéria. Construiu seu templo na Galícia, tornando-se o primeiro a divulgar o culto aos orixás na Espanha, onde acolheu, curou e orientou milhares de pessoas, ajudando-as a melhorarem as suas vidas com o axé dos orixás.
Convencido de que deveria servir os orixás e os seus devotos, este senhor acreditava que aquele que reverencia os orixás não tem nada a perder, mas, ao contrário, ganha muito. Seguindo o exemplo de Exu, sempre repetindo que quanto mais se reparte mais se obtém, Pai Caamaño procurava restituir com acréscimos o bem que recebia. Teve a generosidade de financiar a construção da sede do Oduduwa Templo dos Orixás em Mongaguá.

A Família Oduduwa reverencia seu Ori, Pai Caamaño, amado filho, amigo e irmão!
foto de Pai Caamaño