Templo dos Orixs


If-Orumil


Orumil, If ou If-Orumil, a divindade oracular dos iorubs, respeitado por sua sabedoria. As palavras If-Orumil e Orumil designam a divindade, enquanto If designa, simultaneamente, a divindade e o sistema divinatrio a ela associado. rnml forma-se da contrao de run-l'-mo--ti-l (somente o cu conhece os meios de libertao), ou de run-mo-ol (somente o cu pode libertar). If, por sua vez, tem por raiz fa (acumular, abraar, conter), indicando que todo o conhecimento tradicional iorub acha-se contido no corpus literrio de If, ou Od Corpus. Seus principais smbolos so ikin (sementes de palmeira), pl (a corrente divinatria, de uso privativo de seus sacerdotes, feita com oito metades da semente sagrada de mesmo nome), ta (pedra de assentamento), rkr (cauda de animal que, aps preparo artesanal e mgico, carregada por sacerdotes e reis como sinal de realeza e poder), obi, orob, bzios e pedaos de presa de elefante gravados, que ficam guardados em um receptculo colocado em lugar alto, num canto ou no centro do cmodo. Seus colares e pulseiras so confeccionados alternando-se contas de cor verde e marrom.


Para orientar os que o procuram, o sacerdote de If, chamado bblwo (babala, pai do segredo), reporta-se ao Od Corpus, conjunto riqussimo de conhecimentos esotricos e registros histricos da milenar tradio iorub. Utiliza-se de sementes de ikin ou da corrente pl, cuja configurao geomntica remete a um dos 256 odus l contidos, cujos itan (narrativas mticas) estabelecem analogias entre a situao das personagens e trajetria existencial do consulente. If compreende todos os idiomas da terra, o que lhe possibilita aconselhar todos os seres humanos, sem exceo. O corpus literrio de If guarda a histria dos orixs e o ensinamento de curas atravs do uso de ervas. Por isso seus sacerdotes devem conhecer, alm da prtica divinatria, o preparo de remdios. Orumil tem por irmo mais novo Ossaim, a divindade da cura, de cujo auxlio serve-se desde os primrdios. No jogo oracular, Exu divindade particularmente importante, dada a sua relao estreita de amizade com If.


Indivduos de vrias origens tm procurado iniciaes em If, tanto em territrio africano quanto nos pases da dispora. Esta prtica altamente recomendvel, pois esta iniciao, em particular, marca seu ingresso formal na Religio Tradicional Iorub. Alm disso, em tal circunstncia revela-se o odu de nascimento de cada pessoa, que indica o seu destino na terra.


As regras que o babala obedece incluem no se aproveitar das prprias prerrogativas. Como possui amplos e profundos conhecimentos procurado por muitas pessoas, algumas em situao de crise, fragilizadas pelas circunstncias difceis que enfrentam, mergulhadas num sofrimento do qual querem escapar, literalmente, a qualquer preo e isto favorece o abuso de poder. Entretanto, recebe a advertncia de no agir em benefcio prprio. Entende-se que o grande privilgio e a grande riqueza do sacerdote de Orumil reside na oportunidade de estar a seu servio. Este itan do Odu Ofu-Ose, narrado ao Bab King pelo venervel Babala Fabunmi Sowunmi, elucida a esse respeito:


Eni to ba puro
Iro a pa
Eni ti o ba seke
Eke a ke won lowo
A ke wn lese
A ti won si gburugburu ona oun
Awon lo se ifa fun ajangurumale
Ti nse oluwo lode orun
Gbogbo eni ti o ba
Nfi suru pe suru
Ajangurumale ifa
Ni yoo ja won sorun
Gbogbo eni ti o ba
Nfi suru pe suru
Ajangurumale, ifa ni yoo ja won sorun
E ma fi oku pe aye
E ma fi aye pe oku
Eni ti o ba fi oku pe aye
Eni ti o ba fi aye pe oku
Ajangurumale ifa ni yoo ja won sorun
Ajangurumale
E ma fi abiyamo pe agan
E ma fi agan pe oyibi
Eni ti o ba fi abiyamo pe agan
Ti o fi agan pe oyibi
Ajangurumale, ifa ni yoo ja won sorun.


Aquele que mente ser destrudo pela mentira
Aquele que provoca discrdia ser destrudo pela discrdia.
A falsidade despojar o falso da fora vital de que dispe. A falsidade destruir os falsos.
Foram eles que adivinharam para Ajagunmale (If), sbio supremo no orun.
Todos aqueles que trocam a verdade pela mentira sero levados para o orun por Ajagunmale (If)
No chamem o morto de vivo, nem chamem o vivo de morto
Quem chama o morto de vivo ou chama o vivo de morto ser levado para o orun por Ajagunmale (If)
No chamem uma mulher frtil de estril, nem chamem uma mulher estril de frtil
Quem chama uma mulher frtil de estril ou chama uma mulher estril de frtil ser levado para o orun por Ajagunmale (If)
No chamem o preto de branco, nem chamem o branco de preto
Quem chama o preto de branco ou chama o branco de preto, ser levado para o orun por Ajagunmale (If)
Orunmil diz que prefere matar o babala que mente para quem o procura em busca da verdade e colocar em seu lugar um homem ignorante a respeito da complexa sabedoria de If
Orunmil prefere um homem que no conhece a sabedoria de If do que um grande conhecedor dessa sabedoria que seja falso e mentiroso.