Templo dos Orixs


Obaluai


Obalway, contrao de Oba-'lu'aiy (Rei que o senhor da terra), chamado tambm de Olwa Aiy (Senhor da terra) e Old (Senhor do aberto): por ser o Senhor da terra, pede-se licena a ele para us-la. tambm chamado Il-gbn (Terra Quente), Bb (Pai) e Spnn (Varola). Senhor da varola e de todas as enfermidades, Obaluai inspira terror e respeito por punir os faltosos com doenas, mas associado tambm cura, justia e paz social. Sua energia manipulada para agradecer a terra pelo que esta oferece s pessoas. Seu poder usado na cura de todas as enfermidades, particularmente as de pele.


Este orix probe a mentira, o envenenamento e a magia negra. Usa roupa vermelha e viaja quando o sol est bem quente: por isso as pessoas so desaconselhadas a usar roupa vermelha e a andar sob o sol para no lhe causar aborrecimento. Cuidados especiais devem ser tomados durante a estao das secas, de modo a no se adotar nenhum procedimento que possa ofend-lo; isto compreensvel porque a varola mais frequente e se espalha mais facilmente durante esse perodo. Sua permisso solicitada em festas atravs de expresses como Deixe-me obter a permisso do senhor da terra: se ele nos permitir danar. Sua hospitalidade solicitada no cultivo terra atravs da reza O fazendeiro poderia ser extraordinariamente agradado, O algodo no queimaria, e desagradaria o fazendeiro. Entre seus nomes encontram-se Jagun (Guerreiro; Caprichoso; Protetor de crianas abiku); Alajogun (Orix da prosperidade; Protetor das casas e cidades) e Alapomoro (Aquele que realiza curas trabalhando com o ax de Ossaim: cura inclusive no plano das emoes e revela tendncias para o cime).


Obaluai estreitamente relacionado a Exu. Seu castigo, como o de Xang, considerado uma punio nobre. Assim, a morte de algum por varola no deve ser lamentada, mas, ao contrrio, deve ser aceita com alegria e gratido. Da origina-se outro de seus nomes: Alpadp (O que mata e a quem devemos ser agradecidos por haver morto). Alguns ancios dizem que Obaluai irmo mais novo de Xang. De fato o elemento fogo comum s duas divindades, nas febres provocadas por Obaluai e no poder incendiador de Xang. Esta crena leva os devotos de Xang a considerarem-se imunes fria de Obaluai, e vice-versa: da a expresso No h dano que o irmo mais velho possa infligir aos filhos do irmo mais novo. Estes orixs so to familiares entre si que, segundo narraes tradicionais, Obaluai refere-se frequentemente a Xang, em tom de brincadeira, dizendo que quando este vai destruir uma nica pessoa faz um enorme alarde, com extraordinrios efeitos de luz e som (relmpagos e raios), enquanto ele prprio destri centenas de pessoas silenciosamente.