Professor King


Biografia


O Bàbálórìsà Adesiná Síkírù Sàlámì, o Babá King, filho de uma importante linhagem real, nasceu na cidade de Abéòkúta, no Estado de Ògún, na Nigéria. Sacerdote iorubá há décadas, reside no Brasil desde 1983. Iniciou sua trajetória espiritual ainda na infância, tendo sido iniciado em Ifá-Orúnmìlà, Ìyámi Òsòròngà, Egúngún, diversos outros orixás e também no conhecimento das plantas. Ocupa diversas posições hierárquicas de grande importância na Nigéria, entre as quais o título de Bàbá Egbé da Sociedade dos Babalaôs de Abéòkúta. É também fundador de um grande templo de orixás em Abéòkúta, Nigéria, e de um dos maiores templos de orixás no Brasil, o Oduduwa Templo dos Orixás, com 6.300 metros de terreno de frente para o mar e mais de 2.500 metros de área construída na cidade de Mongaguá, no litoral paulista.


Formado em Administração de Empresas, Babá King concluiu o Mestrado em 1993 e o Doutorado em 1999, ambos em Sociologia, pela Universidade de São Paulo. O conjunto de suas preocupações com questões relativas à África Negra o levaram a dedicar-se a pesquisas, recorrendo às fontes da oralidade iorubá e a grandes mestres tradicionalistas na África. Suas pesquisas deram origem a livros, vídeos e registros em áudio, além de palestras, entrevistas e cursos em diversos países. As peculiaridades de sua trajetória permitem que, como pesquisador, tenha acesso privilegiado à Religião Tradicional Iorubá, uma vez que é um sacerdote nativo desta etnia. Permitem, inversamente, que sistematize conhecimentos orais e os apresente a seus discípulos com uma sólida metodologia acadêmica.


No Brasil, Babá King fundou em 1988 o Centro Cultural Oduduwa, o Oduduwa Templo dos Orixás e a Editora Oduduwa. No Centro Cultural Oduduwa, que abriga a editora, especializada em lançar obras sobre a Religião Tradicional Iorubá, ministra cursos e palestras e promove publicações, além de realizar consultas oraculares utilizando o èrìndílógún (o jogo dos dezesseis búzios de Ifá); é pioneiro no ensinamento desta prática e de outros conhecimentos relativos aos orixás desde 1988. O Oduduwa Templo dos Orixás, que adquiriu sede própria em 2003, é onde atua em atividades religiosas como iniciações em orixás e rituais de ebó e bori.