Templo dos Orixs


Nan Buruku


Entre os ewe e os fon da Repblica do Benin, Deus conhecido como Nan Buruku. Adotada pelos egba sob o nome Buruku, ela veio a ser cultuada entre os iorubs como divindade, e no como o Ser Supremo. Eis alguns de seus nomes: Ajapa (Guardi do monte); Opara (Me de Obaluai); Ibain (Dona da terra); N Buruku (A mais velha); Obaiya (A dos pntanos); Ajaosi (Guerreira agressiva). Tanto em ewe quanto em fon a expresso Nana Brk formada a partir da combinao entre nana (velho ou antigo) e Brk (o nome de Deus): deste modo, Nan Buruku significa Deus Antigo. Esta divindade foi levada a Abeokuta pelos sabe, um povo vizinho cidade, mais especificamente por uma mulher escrava. considerada particularmente poderosa por ser filha do prprio Ser Supremo: por tal razo chamada tambm de Omolu, contrao de omo (filho) e Olwa (Deus), literalmente Filha de Deus. Outra interpretao possvel para o nome Nan baseia-se no fato de que na, raiz proto-sudnica ocidental, significa me.


Nan Buruku a yagb mais estreitamente associada morte, terra, aos lagos e s fontes, lama e s guas contidas na terra. Sua qualidade maternal e sua relao com a lama e a terra mida associam-na agricultura, fertilidade e aos gros. Seus filhos so os mortos e os ancestrais. Tanto os ewe como os egba consideram Buruku um ser andrgino. Entre os iorubs, o aspecto masculino do orix chamado Brk e o aspecto feminino chamado Omolu. cultuada principalmente por mulheres, que seguem formas ritualsticas semelhantes s adotadas pelos ewe e pelos fon em seus cultos.


Nan Buruku, considerada uma divindade de temperamento difcil, responsvel por muitas misrias e adversidades, mas se devidamente apaziguada revela-se poderosa e benevolente. Seus iniciados no devem faltar s obrigaes de culto, sob a pena de tornarem-se vtimas de infortnios. Os recm-nascidos, as mulheres em estgio adiantado de gravidez e as mulheres menstruadas ou que acabaram de ter relaes sexuais so proibidos de se aproximarem do santurio. Apenas aps a menopausa as mulheres podem se tornar sacerdotisas de Nan Buruku e so as nicas autorizadas a oferecer-lhe sacrifcios, devendo os demais devotos permanecer do lado de fora do santurio.


Nan Buruku precisa ser constantemente ressarcida para poder gerar novas vidas, pois os novos nascimentos so possveis somente porque ela recebe os mortos em seu seio. Deste modo a terra, igb-nl (a grande cabaa), recebe os corpos mortos, que lhe restituem a capacidade genitora e tornam possveis novos nascimentos, e todo renascimento est relacionado com os ancestrais. A restituio e o renascimento estabelecem e preservam as relaes entre orun e aiye, enquanto os ancestrais garantem a continuidade da vida no aiye.


Nos festivais anuais as imagens esculpidas em madeira so retiradas do santurio e carregadas em procisso. Durante as festividades em sua homenagem os aspirantes iniciao recebem instrues e perdem temporariamente a capacidade de falar, regredindo a estgios anteriores do desenvolvimento, e falam como criancinhas que estivessem ainda aprendendo. No final desse perodo resgatam a capacidade lingustica e retornam para casa entre canes e outras expresses de regozijo.